O projeto de arquitetura surge através das primeiras ideias e sonhos do cliente. Envolve um conhecimento além da estética, como a funcionalidade, a logística e, em alguns casos, o estudo do solo, o conforto térmico e o paisagismo. A arquiteta Thais Caixeta trabalha com todos estes projetos visando um único objetivo: a sua satisfação plena.
Antes de começarmos a fazer o projeto, estudamos a viabilidade técnica do mesmo, que consiste em uma análise técnica do terreno e da viabilidade de um empreendimento ou edificação, de acordo com sua área, localização, características físicas e parâmetros urbanísticos, nos moldes das leis locais, com combinação à ideia inicial trazida pelo cliente.
Após a viabilização do projeto, passamos para as seguintes fases:
• Programa de necessidades
São informações necessárias à concepção arquitetônica da edificação dos ambientes, com distinção entre os ambientes a construir, ampliar, a reduzir e a recuperar, características, exigências, número, idade e permanência dos usuários, em casa ambiente. Contém também características funcionais ou das atividades de cada ambiente, além de dimensões, características e serviços dos equipamentos e mobiliário, exigências ambientais, níveis de desempenho e instalações especiais.
Serão feitos desenhos (organogramas funcionais e esquemas básicos), memorial de recomendações gerais e planilha contendo relação ambientes/usuários/atividades/equipamentos/mobiliário, incluindo características, exigências, dimensões e quantidades.
• Estudo preliminar
De acordo com as análises da etapa passadas, neste item são desenvolvidos estudos sucintos para a caracterização geral da concepção adotada, incluindo indicações das funções, dos usos, das formas, das dimensões, das localizações dos ambientes da edificação, bem como de quaisquer exigências prescritas ou de desempenho. Além disso, estarão presentes desenvolvimento e escolha dos elementos construtivos e seus elementos principais, tecnologias recomendadas e soluções gerais e especiais com suas vantagens e desvantagens.
• Anteprojeto de Arquitetura
Informações técnicas a produzir: informações técnicas relativas à edificação (ambientes interiores e exteriores), a todos os elementos da edificação e a seus componentes construtivos considerados relevantes.
• Projeto de arquitetura legal
Fase de definição do conceito arquitetônico da edificação/empreendimento alinhado ao perfil do cliente, legislação vigente e/ou exigida por cada órgão fiscalizador. O projeto legal é composto por uma documentação técnica com o mínimo de informações necessárias para a aprovação do projeto, com plantas, fachadas, cortes, dentre outros.
• Projeto de detalhamento
É o projeto que define as especificações de acabamento final da obra, quais sejam revestimentos, forro de gesso, luminotécnico, bancadas, paginação de piso, marcenaria e demais detalhes.
• Projeto executivo
Trata-se do projeto de arquitetura compatibilizado com o projeto estrutural e de instalações, contendo todas as informações para a perfeita interpretação e execução do projeto arquitetônico na obra.